!-- Facebook Pixel Code -->

Fone: (51) 99279-5776

Fone: (51) 99279-5776

EXAMES

Controle de qualidade interno e externo com garantia de eficiência e nos resultados

O Laboratório Moinhos realiza os seguintes exames para Medicina Ocupacional;

  • Exame Admissional;

  • Exames Demissionais;

  • Exames Mudança de função;

  • Exame Retorno ao trabalho.
COVID-19
COVID-19

A COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) é a doença causada pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), um RNA vírus. A doença é transmitida basicamente de uma pessoa para outra através de gotículas produzidas nas vias respiratórias de alguém infectado e lançadas no ambiente através da tosse, espirros ou secreções. A pessoa se infecta ao inalar ou introduzir na boca, olhos ou mucosa nasal as partículas contaminadas com o vírus. O período de incubação dura em média 5 a 6 dias, podendo se estender de 1 a 14 dias. Estudos recentes indicam que, após o contágio, pacientes infectados podem transmitir o vírus mesmo no período de incubação, antes do aparecimento dos sintomas, até os estágios finais de evolução da doença.

O agente causador da COVID-19 é um novo Betacoronavírus que passou a ser designado como SARS-CoV-2.

 

Pode-se confiar no resultado positivo quando em exames sorológicos em fase aguda? É preciso a confirmação do exame de biologia molecular (RT-PCR)?
O padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19 é o exame molecular (RT-PCR), outros testes podem ser utilizados como alternativas para o diagnóstico, mas recomenda-se sempre a confirmação pelo RT - PCR.

 

O isolamento social é a melhor forma de combater o Coronavírus?
O isolamento ajuda a  reduzir a exposição das pessoas em relação ao vírus, diminuindo o risco de contágio e a disseminação da doença. Quando não há interação social os números de casa tendem a diminuir, é importante adotar a medida sempre que possível.

 

Após o aparecimento dos anticorpos (IgG, IgA e IgM), ainda é possível transmitir a doença? Ou O indivíduo poderá ser liberado para o convívio social?
Normalmente, é esperado que, quando detectáveis os anticorpos indiquem que a doença já percorreu o seu curso, havendo a ativação da imunidade adaptativa. Normalmente, essa imunidade é capaz de conter uma nova infecção pelo vírus.Porém, ainda não há confirmação científica dessa hipótese, já que o SARS-CoV-2 ainda é um vírus muito recente.

O Laboratório Moinhos realiza testes de COVID-19 diferenciados:
 
PCR 

— Coleta de swab nasal e orofaringe. 
— Resultado de 24h à 72h
— Não necessita agendamento
— Não é necessário pedido médico. 
— Coleta realizada em nossa Matriz e a Domicílio.
 
 
Quimioluminescência —  Determinação Quantitativa de Anticorpos IgG e IgM.
Indicado para pacientes que preencham o seguinte critério: 7 a 10 dias após o início dos sintomas.
— Coleta de sangue
— Resultado de 24h à 72h
— Não necessita agendamento
— Não é necessário pedido médico. 

EXAME DNA
EXAME DNA

Este teste visa a identificação do vínculo genético de filiação entre o(a) filho(a) requerente e o suposto pai, a partir das amostras biológicas do filho requerente, mãe biológica do requerente e suposto pai. O exame baseia-se na investigação de informações em regiões cromossômicas altamente polimórficas denominadas STR´s (short tandem repeats).

São analisados 22 marcadores STR autossômicos e 2 marcadores STR para a identificação do sexo dos periciandos (amelogenina e o DS391 do cromossomo Y). O laudo traz todas as informações referentes à coleta (local, data e responsável pela coleta e identificação), informações técnicas e cálculo do índice de paternidade. No resultado e conclusão são evidenciados os alelos obtidos e a probabilidade do suposto pai ser o pai biológico do filho testado.

EXAME TOXICOLÓGICO
EXAME TOXICOLÓGICO

O exame toxicológico em cabelo ou pelo determina a presença de vestígios metabólicos de substâncias narcóticas e estimulantes (drogas), que se depositam nos fios de modo cumulativo após o consumo.
O cabelo é ricamente vascularizado e a incorporação dos metabólitos das drogas acontece a partir da exposição das células da matriz capilar, através da corrente sanguínea.

Exame destinado a renovação de CNH, mudança de categoria ou primeira habilitação conforme Resolução 691 do CONTRAN de 27 de setembro de 2017. Para essa finalidade, o doador deve autorizar previamente a coleta, a inclusão de seu resultado no sistema RENACH.
Drogas analisadas: Anfetamina, Metanfetamina, MDA, MDMA, Anfepramona, Femproporex, Mazindol, THC, Carboxi-THC, Cocaína, Benzoilecgonina, Cocaetileno, Norcocaína, Morfina, Codeína, Heroína (6-acetilmorfina).
Janela de detecção: mínimo de 90 dias.

NIPT
 
NIPT

O NIPT é um teste pré-natal não invasivo que realiza a triagem de síndromes genéticas e alterações cromossômicas com uma simples amostra de sangue materno.
O NIPT fornece as informações a respeito de: trissomias nos cromossomos 21, 18, 13, alterações mais comuns nos cromossomos sexuais (X e Y)
O exame deve ser realizado a partir da décima semana de gestação.

SEXAGEM FETAL
 
SEXAGEM FETAL

É menino ou menina? Exame realiado a partir da oitava semana de gestação visando descobrir o sexo do bebê com alto índice de sensibilidade no teste.

Não é um exame invasivo;
Uma pequena amostra de sangue da mamãe;
Não precisa de jejum e nem de preparação anterior ao exame;
Resultado em 12 dias úteis;
Colocar imagem gestante menino ou menina

A determinação do sexo fetal, também conhecida como sexagem fetal, é uma nova técnica para determinação do sexo do bebê, realizada com uma amostra de sangue da mãe. Este teste está baseado na identificação de fragmentos do cromossomo Y originados de células fetais da placenta presentes na circulação materna. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, a presença destes fragmentos indica a gestação de um menino e sua ausência indica uma menina.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
 
ESTUDO DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR A 200 AMINOÁCIDOS

O teste A200 é destinado ao diagnóstico de Intolerância alimentar e sensibilizações contra alimentos e aditivos alimentares que podem levar a problemas de saúde inespecíficos causando disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica, entre outras. Esses sintomas podem ser causados por reações imunes extravagantes que causam um aumento mensurável da concentração de IgG. Interpretação dos Valores de referência para o exame de Estudo de Intolerância Alimentar:
0 - Negativo: Anticorpos específicos não detectáveis.
1 - Fraco: Título de anticorpo em intervalo fisiológico, nenhuma doença associada.
2 - Aumentado: Possível sensibilização .
3 - Positivo: Indicação de sensibilização, possível intolerância alimentar.
4 - Fortemente Positivo: Título muito alto de anticorpos, quase sempre associado com sensibilização e intolerância.